FakeNews – liberdade civil ou Garantia Fundamental?

   Em todas as manifestações, quer seja a favor do governo ou contra ele, de direita ou esquerda, o “Estado Democrático de Direito” e em “nome da democracia” é utilizado indiscriminadamente por todos e merece ser devidamente esclarecido.

   Entende-se por “Estado Democrático de Direito”, a forma republicana de governo, a separação de poderes políticos, a forma federativa de Estado e representantes legitimamente eleitos pelo povo, que se dedicam a garantir o respeito das liberdades civis, dos direitos humanos e das garantias fundamentais, através do estabelecimento de proteção jurídica constituída.

  Este conceito está sendo colocado em prova, quando incursões subliminares dos meios oficiais de comunicação manipulam a informação na tentativa de influenciar os valores da sociedade para manter cativa sua audiência ou para atender interesses políticos, tudo em nome da democracia.

   É correto os grupos de comunicação direcionarem todas suas matérias e notícias com o intuito de gerar conflito entre os poderes e de quebra desvirtuar os valores da sociedade? Se estes veículos têm este direito, porque os cidadãos não podem se manifestar livremente? Onde estão nossas liberdades civis e garantias fundamentais?

   Campanhas pela igualdade de gêneros, empoderamento feminino e igualdade racial, tratadas como se nosso país fosse uma sociedade extremamente homofóbica, machista e racista, parece ter como objetivo promover uma provocação constante da instabilidade emocional e uma forma de concentrar a atenção do povo, instigando profundas feridas que não conseguem sarar se ficarem sendo cutucadas.

   Hoje o país está dividido entre defensores e inimigos do Bolsonaro, e esquecem que ele estará aí até o final do mandato e tudo que se fizer para prejudicar o governo dele recairá contra todos, amigos ou inimigos. Aliás, já está acontecendo.

   Vi uma entrevista com um candidato a presidente nos Estados Unidos, se não estou enganado contra o Obama, que após perder a eleição e ser perguntado o que achava do outro candidato respondeu: Antes ele era meu concorrente, agora ele é meu presidente e vou ajudar no que puder para nosso país crescer.

   Porque não adotamos essa filosofia para o bem do nosso país e deixamos para xingar depois de concluído o mandato e avaliarmos o resultado, negando ou reafirmando nosso voto? Até parece que os brasileiros que perderam as eleições não aceitam a vitória da outra parte e se dedicam a destruir todos os projetos. Isso é democracia ou é estupidez?

   Infelizmente, ainda não vejo o Brasil como uma Nação, mas como um bando de sobreviventes que compartilham as mesmas fronteiras e cada um quer levar vantagem sobre os outros. Todos só tem direitos e nenhum dever. Será esse este o objetivo de tanta desinformação, não deixar que sejamos uma nação?

   As fakenews são informações mentirosas, deturpadas ou incompletas? Quando uma notícia só mostra um lado da informação, é Fakenews? Quando deixamos de informar algo positivo por interesse político é censura ou Fakenews? Quando um canal de televisão mostra o lado negativo de um acontecimento e outro canal mostra o lado positivo quem está produzindo Fakenews?

   Existem inúmeras reportagens do passado de manifestações contra ministros do supremo na era PT, com depredações e ofensas agressivas e que não foram consideradas, porque agora tamanha repercussão? Na era PT pode, mas na atual não? O que mudou neste intervalo que não seja a vitória inesperada de um azarão para presidente?

   Merecemos os grupos de comunicação que temos? Com certeza não, pois todos esquecem seus reais objetivos de levar informações de qualidade e se concentram naquelas de interesses políticos e de manuseio da vontade popular.

   Não é a toa que blogs e outras mídias alternativas estão ocupando cada vez mais as lacunas da comunicação.

15 comentários em “FakeNews – liberdade civil ou Garantia Fundamental?

  1. 13 parágrafos no texto. 1 sobre fakenews.

    As fakenews são informações mentirosas, deturpadas ou incompletas?
    – mentirosas, deturpadas. AS incompletas podem ser consideradas fakenews, quando mudam a informação principal verdadeira.

    Quando uma notícia só mostra um lado da informação, é Fakenews?
    – Depende. Ver “Incompleta”, acima.

    Quando deixamos de informar algo positivo por interesse político é censura ou Fakenews?
    – Não é fake news.

    – Quando um canal de televisão mostra o lado negativo de um acontecimento e outro canal mostra o lado positivo quem está produzindo Fakenews?
    – Depende. Ver “Incompleta”, acima.

  2. Apesar do texto está misturando fake news com manutenção de um mandato presidencial, vou tentar expressar minha opinião separando as coisas, embora exista uma relação intrínseca entre elas:
    1. Fake News, pra mim, é uma mentira. Não é omissão, não é uma visão de um lado só de um determinado fato, circunstancia ou entendimento. É uma mentira.
    2. Sobre o fato de deixar Bolsonaro terminar o mandato dele pra ver depois o que restou da destruição e tentar reerguer o país das cinzas, é um absurdo. Não somos fênix. Para isto existe uma coisa chamada impeachment, previsto na constituição.
    Bolsonaro atenta contra a democracia, contra os direitos humanos, contra a vida, além de ser corrupto. Impulsionar seguidores para fechar o congresso, o STF e as instituições é uma demonstração de autoritarismo só vista na ditadura militar.
    Para terminar, sem delongas, gostaria de saber uma coisa boa vindo da parte de Bolsonaro. Pra mim, Bolsonaro já estaria fora há muito tempo, aliás, nem chegaria ao poder, pois deveria ter sido preso desde o dia, no fatídico impeachment da Dilma quando exaltou um dos maiores torturadores que este país conheceu.

    1. Obrigado por compartilhar suas ideias, mas não defendo Bolsonaro ou qualquer outro, apenas o Brasil. Somos Fenix porque estamos reconstruindo os estragos feitos pelos governos anteriores sem exceção, e as mesmas chances foram dadas a todos e acredito que também deveria ser dada ao atual presidente, quem quer que fosse, sem queremos tirar uma de cartomantes e adivinhar o futuro. Nenhum homem na terra conseguiria fazer diferença na presidência do nosso país, com todos os ataques que está sofrendo por esta politicagem corrupta e pseudo-esquerdistas de fim de semana. Os ditados populares dizem que o povo tem o governo que merece, mas o inverso também é verdadeiro, o governo tem o povo que merece.
      Quanto às Fakenews devemos lembrar que toda mentira tem um fundo de verdade e toda verdade tem um fundo de mentira. Afinal, existe a sua verdade, a minha verdade e a verdade verdadeira, aquela que nunca saberemos com certeza. Publicações que afetam a idoneidade de outras pessoas, estão sujeitas a provas e processos criminais por injúria, não é fakenews é crime. Considero fakenews divulgações que tentam provocar reações coletivas com informações falsas sobre publicações científicas, políticas ou sociais que podem modificar equivocadamente decisões de grande relevância como eleições e medidas restritivas.

    2. Os maiores propagadores de Fakenews é a nossa grande imprensa que só divulga o que é de interesse do processo de desestabilização do governo estabelecido pelo povo. Se transforma em Fake quando só mostra as coisas negativas e omite as positivas. Autoritarismo maior que a do STF que legisla em causa própria e quebra a constituição impunemente? A esquerda teve sua vez e demonstrou que a filosofia adotada estava levando o pais ao caos. Era a única alternativa para tirar o PT do poder mesmo não sendo um estadista, concentrou não um voto personalístico, mas contra uma doutrina fracassada e corrupta.
      No meu entender, o Bolsonaro ganhos a eleição pelo desejo do povo por mudanças e fugir dos erros que a filosofia esquerdista nos conduziu. O povo brasileiro é Fenix sim, pois sobrevive a todos os desmandos de políticos corruptos de todos as variantes doutrinárias (veja outros artigos deste blogo) e ainda é feliz e acredita no futuro.
      Percebo um grande interesse de jovens buscando informações sobre a verdadeira história do Brasil e nossos Pais Fundadores, em detrimento à doutrina implantada pela esquerda de apagar da memória do povo dos nossos reais valores, apagando nossa história e confundindo a cabeça das crianças com mentiras.

  3. É muito importante diferenciarmos fake news de liberdade de expressão, pois são duas coisas totalmente diferentes. Como já disse, fake news é uma mentira inventada, sem provas, e passiva de responsabilização criminal de quem a divulgou. Já a liberdade de expressão, o próprio nome já diz: é a forma que expressamos nossos pensamentos, e isto é defendido constitucionalmente. Para citar exemplos, uma pessoa pode ser um nazista, defender a supremacia branca etc.. a democracia permite, assim como um comunista pode defender seus ideais. O que não pode é um nazista sair matando seus oponentes e vice-versa.
    O povo tem toda liberdade de se expressar, seja de esquerda ou de direita, contra as instituições, só não pode agredi-las e intimida-las com ameaças reais.
    Um presidente, assim como um parlamentar ou um juiz, não pode agir contra as instituições soberanas, pois é uma prerrogativa de compromisso em defesa da constituição. Um presidente não pode, em hipótese alguma, incitar o povo contra as instituições democráticas, isto se chama “falta de decoro” prevista em lei e passiva de impedimento de exercer o cargo.
    Bolsonaro, não poderia ter participado de manifestações populares a favor da ditadura e do fechamento do congresso e do STF. Na sua condição de presidente da república, ele deveria ser o primeiro a dizer não àquelas pessoas ali presentes. Mas fez justamente o contrário.

    1. A difusão de ideias é diferente de sair matando pessoas. Todos podemos maldizer os políticos e criticar suas atuações, mas não podemos acusa-los de espionagem, ou outro crime, assim teríamos que provar. Se o povo pode dizer o que quiser, porque não pode expressar mesmo que equivocadamente que fechem o STF, etc? Se for isso realmente o que acreditam? Mesmo não concordando com estas atitudes, devo respeitar quem acredita. Mas não podemos poiar se houverem depredações ou ameaças físicas.

    2. A Fake news faz parte da liberdade de expressão, para isso existem leis que se usadas punem os infratores por injúria, difamação, calúnia, etc, mas nunca calando a boca deles e lhes tirando o direito de falarwm o que quiserem, inclusive asneira. Poer isso se chama: LIBERDADE DE EXPRESSÃO

  4. Para encerrar, vamos falar sobre os meios de comunicação:
    A mídia tradicional, monopolizada pela Rede Globo, originária da ditadura militar, seguida pelo SBT e Record são claramente de direita. Mas isso não acontece somente aqui no Brasil. No mundo inteiro a mídia tem lado. A Globo pode não produzir fake news, mas omite o que quer e dá enfase ao que é que de seu interesse. SBT e Record idem. A mídia tradicional noticia o que quer e seus editoriais são nitidamente reveladores de seus posicionamentos, além de omitirem o que não lhes interessa.
    Nenhuma democracia sobrevive, aliás, nenhum governo prospera sem uma máquina de propaganda ao seu favor. Mas essa máquina para ter penetração precisa de dinheiro.
    Aqui no Brasil, assim como no mundo, pelo menos no mundo ocidental democrático, o advento da internet veio pra ficar e democratizar a informação. Pelo menos hoje, podemos ter acesso à várias opiniões e posicionamentos diferentes.
    O grande problema da internet são as fake news..

    1. As redes sociais são inevitáveis e extrapolam qualquer controle que tentem fazer sobre ela. São uma prova de que a imprensa tradicional, além de conivente com interesses políticos, atuam em interesses próprios de manipulação de ideias e direcionamento dos desejos do povo para induzi-los de forma subliminar. Afinal, é comunicação de uma unica via.

    2. Parece que sua retórica se mostra atualmente equivocada, pois os meios de comunicação tradicional hoje deixam claro sua preferência ideológica e tentam calar as redes sociais, simplesmente porque perderam o fio evolutivo do crescimento humano e se acomodaram em influenciar as mentes até então subordinadas a uma única via de comunicação. O grande problema da internet não as fake news, mas quem as produzem, e para combater isso as pessoas precisam estar atentas ao que consomem e ter capacidade de discernir estes desvios, só precisa de educação.

  5. Posso dizer que durante 2/3 da minha vida adulta e política eu fui de esquerda. Entorpecido pelas idéias marxistas e leitor assíduo de Karl Marx e Friedrich Engels, na esperança de participar e contribuir para um mundo melhor de alguma forma. Mas a minha vontade e bondade interna caiu por terra quando descobri que o meu vizinho, meu companheiro de tese e o puxa-saco do lado estava envenenado pelo desejo do venha a nós. O resto que se dane. O Brasil estava precisando de um “cara” que aparecesse com muitas pretensões e com poucos recursos além da boa vontade, para mostrar o que é a esquerda do Brasil. Não pensa sequer que, se jogar uma bomba química no quintal do vizinho, ela vai fatalmente atingir-lhe também, porque o que o vento leva o vento trás. Mas para eles, isso pouco importa, porque a sua teoria é a de que quanto pior melhor, quando não são eles que estão surrupiando e dividindo um país que é, na pura e dura verdade uma FÊNIX. Você que ainda está envenenado pela propaganda subliminar do PT e da esquerda, faça uma terapia individual. Esqueça toda a sua ideologia e faça um balanço dos 20 anos de governo do PT e analise o pouco menos de dois anos do atual governo e enxergue somente uma coisa. Não lhe peço mais nada. Só uma coisa. Quantas obras o atual governo entregou até agora com a sua identidade e nome? Nenhuma. Porque está concluindo as que o governo anterior começou a 20 anos e nunca concluiu porque a ideia era começar, parar e guardar os filmes para mostrar de quatro em quatro anos, aos ignorantes e de pouca memória na época da reeleição ou eleição do sucessor. E tem mais. Concluindo todas as obras com mão-de-obra própria com engenheiros do exército e operários com contratos temporários sem a presença de NENHUMA EMPREITEIRA. Isso porque o tempo da propina já era. E isso é que incomoda a esquerda. – Porra! Como é que esse cara pega o governo em plena pandemia, um prato cheio para fazer uma puta feira e não faz? Pode? – Essa é a pergunta e a raiva do pessoal do quanto pior melhor… PARA O BRASIL.

    1. Pois é. As obras estão saindo sem muito alarme e propaganda. A Ferrovia está se tornando uma realidade e o Brasil está sendo ligado de Norte a Sul e de leste a oeste. Mas isso não importa para esta curriola corrupta da esquerda que sofreu lavagem cerebral, só quando a realidade bater na cara deles. Espero que haja tempo disso acontecer antes que esta ditadura judicial e este congresso corrupto faça um golpe de misericordia contra o povo Brasileiro. Aí veremos o que vai acontecer, mas com certeza haverá desobediencia civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *