Seja Líder – (3) Definindo Mitos
Mitos são crenças não apoiadas em fatos e que precisam ser validadas constantemente.
O livro Sapiens, uma Breve História de Humanidade, lança luz sobre a importância dos mitos na evolução humana, quando afirma de forma coerente que a supremacia do Homo Sapiens sobre os demais deveu-se à capacidade de comunicação e a consequente capacidade de criar mitos.
Antes do surgimento da comunicação verbal, nos primórdios da evolução humana, os homens de Neanderthal e outros não tinham uma linguagem evoluída e assim como a maioria dos animais se comunicavam através de sinais e sons provocados por suas gargantas ainda não preparadas para o uso da palavra, porém mais evoluídas que seus primos próximos, os chimpanzés.
Estudos mostram que os chimpanzés conseguem formar grupos de até 50 membros, com um único Líder, pois os eram liderados pela sua empatia e sua capacidade em conhecer pessoalmente cada membro do grupo e também pela sua força. Foram identificados vários sons emitidos pelos chimpanzés que tinham significado específicos e representavam perigo, dois deles quando reproduzidos artificialmente ainda hoje ativam as mesmas reações, uma avisando perigo eminente alado (águias), fazendo os animais descerem das árvores e outro significando perigo terrestre (felinos) fazendo-os subirem nas árvores, entretanto, estes sons não conseguem identificar tipo de animal, distancia e quantidade.
Entre os Neandertais, foram encontrados grupos com até 150 membros demonstrando uma maior capacidade de interação, afinal conhecer mais de 150 pessoas e identificá-las é uma tarefa quase impossível, porém devido às suas capacidades cognitivas conseguiam representar imagens e identificar perigo como sua possível localização, ou seja, conseguiam demarcar locais perigosos que seria entendido por todo o grupo e repassados para outros, ações pouco prováveis entre os chimpanzés.
Essas conclusões nos levam a refletir sobre a evolução do Homo Sapiens e o desenvolvimento da linguagem com simbolismos e maior numero de palavras e a capacidade de criar crenças, compartilhar ideias e desenvolver estratégias em grupo.
É humanamente impossível liderar centenas de pessoas somente com a interação pessoal, mas francamente possível quando criamos crenças e mitos que são compartilhadas e aceitas por todos de forma inquestionável através de normas de comportamento, formas de obediência e as consequências de não segui-las.
A Mitologia Grega é uma prova disso, assim como todas as religiões que usam as Crenças e os Mitos para manterem-se ativas.
A capacidade de constituir grupos que embora separados fisicamente obedeciam ás mesmas crenças, possibilitou a expansão territorial dos Homo Sapiens e sua maior organização para planejar estratégias, culminando com a invasão de territórios ocupados por outros humanoides menos capacitados possivelmente provocando sua extinção.
Motivação
É o impulso que leva o indivíduo a agir buscando sua satisfação e está intimamente ligada à busca pela felicidade.
Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas numa hierarquia de importância e de influências emocionais, biológicas e sociais
Cada motivação influencia o comportamento de formas diferentes. Nenhum deles funciona com todo mundo. O comportamento das pessoas pode variar de acordo com a motivação e é diretamente influenciada pela sua personalidade.
Invariavelmente, a motivação sempre foca a conquista de um estado espiritual de satisfação e realização pessoal que chamamos de felicidade, é a força que move nosso crescimento e significado de viver. A felicidade é momentânea, quando conquistada ela se desvanece e retornamos à nossa eterna busca de conquistá-la novamente.
Motivação pelo incentivo
Forma de motivação que envolve recompensa. Muitas pessoas são movidas pela certeza de que serão recompensadas por atingir certo objetivo ou alvo. Promoções e aumentos são um bom exemplo do tipo de incentivo usado para motivação nas organizações.
Motivação pelo medo
Envolve consequências onde a punição é o fracasso na obtenção de algo que se deseja se determinada ação não for empreendida.
Essa motivação é comumente usada para motivar estudantes no sistema de educação e também em ambientes profissionais. Se você quebra as regas ou não atinge os objetivos, você é penalizado em alguma forma e não recebe seu diploma ou não conquista sua promoção.
Motivação pela Conquista
A motivação por conquista é comumente pensada como um impulso por competência. Você se move para atingir objetivos e conquistar o que quer.
Esta motivação geralmente envolve um desejo por reconhecimento externo, as regras e alvos a serem conquistados devem ser claros.
Motivada pela necessidade de melhorar a si mesmo por uma frustração ou um desejo ardente de aumentar o seu autoconhecimento e do mundo ao seu redor. Natural em pessoas motivadas por mudanças tornando a sensação de estagnação como negativa, indesejável e a conquista dos resultados um maior destaque entre os grupos que interage.
A busca pelo crescimento e incessante e deve ser constantemente avaliada em seus excessos e objetivos almejados para não se tornar um fardo em caso de insucesso.
Motivação pelo poder
Normalmente envolve motivar o desejo por autonomia ou de controlar as pessoas ao seu redor. É uma forma de tentar dirigir a maneira como as pessoas vivem agora e no futuro e qual sua importância no grupo. Os políticos profissionais são a prova viva disso.
Motivação pelo social
A maioria das pessoas é motivada por fatores sociais e o desejo por fazer parte de algo e ser aceite por um grupo específico ou de uma esfera maior no mundo.
Todo mundo tem um desejo inato de se sentir conectado com os outros, além de um desejo por afiliação e aceitação.
“ Mude a forma como você olha as coisas e as coisas que você olha mudarão ”
(Wayne Dyer)