Seja Líder – (4) Definindo Conceitos

Poder

    É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade por causa da sua posição ou força.

    Assim, vamos lembrar o que algumas pessoas famosas falaram sobre o Poder:

    Conforme Henry Kissinger, “nada no mundo é mais afrodisíaco que o Poder, nem o dinheiro”, já John Kenneth Galbraith define que “O exercício do Poder é a submissão de alguns à vontade de outros, nada se realiza sem ele”, Arthur C. Clarke complementa, “para os homens sensatos o poder e a riqueza são meios, não fins”, Friedrich Nietzsche profetiza, “onde existe vida existe poder, mas a maioria das pessoas não admitem que o desejam”, Fela Moscovici torna a discussão mais acirrada quando define na sua lei da Integralidade, “A hierarquia é orientada para o papel organizacional, é o poder da autoridade”.

Autoridade

    É a habilidade de conduzir pessoas a realizarem de boa vontade o que é necessário.

Liderança

    É a capacidade de motivar e influenciar pessoas a interagirem voluntariamente visando atingir objetivos comuns.

    De forma genérica, o Poder diferencia-se da definição de Autoridade apenas na forma da concretização dos objetivos, é o poder da influência e não de comando. O poder leva à obediência e a eficiência, e a autoridade à colaboração e eficácia, ou seja, a liderança pode ser entendida como o poder da autoridade, ou em outras palavras o poder da influência.

    Em pesquisas realizadas sobre quais as características que um líder deveria ter e que seriam desejáveis pela maioria dos entrevistados, resultou no seguinte:

  • Honestidade
  • Compromisso
  • Companheirismo
  • Humildade

    A honestidade com certeza é o principal componente de um líder, você engana por algum tempo, mas a verdade sempre vem a tona e os seguidores se dispersam. No Brasil isto acontece o tempo todo no meio político principalmente. Não acredito que alguém acompanhe um líder desonesto por muito tempo, neste caso se torna cúmplice e não seguidor.

    O compromisso é a a segunda maior qualidade desejada, pois o esforço e a credibilidade que o líder impõe em suas tarefas geram motivação e confiança nos resultados do grupo.

    O companheirismo representa a proximidade e preocupação que o líder deve ter com todos, ser bom ouvinte e apoiar nos momentos de necessidades pessoais e profissionais abraçando o grupo, sempre agindo de forma a motivar atitudes e dividir os problemas, ombro a ombro.

    A humildade significa aceitar sugestões e direcionar reconhecimentos nos resultados alcançados, lembrando-se que ser um bom ouvinte é uma das atitudes para ganhar confiança e credibilidade, afinal, temos dois ouvidos e uma boca e isso deve ser aproveitado.

   Tem-se estudado e identificado, habilidades comuns aos grandes líderes e que se tornaram desejáveis e necessárias para uma liderança completa.

Habilidade de interpretar objetivos e missões

    Afinal, como foi dito anteriormente, planejar é prever as consequências futuras das ações presentes, portanto entender qual é realmente seu objetivo é imprescindível e definirá se você terá sucesso na sua empreitada.

    Uma frase atribuída a Benjamin Franklin, profetiza que insanidade é fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes, mas insanidade mesmo, é executar uma missão sem entender realmente seu objetivo e suas consequências.

Habilidade de estabelecer prioridades

    Considerando que os objetivos estejam claros, as missões necessárias para o exito, com certeza estarão mais fáceis de serem planejadas e priorizadas. Deve-se tomar muito cuidado com a polivalência e simultaneidade das missões e cada uma, ser executadas e concluída com perfeição. Afinal, ser polivalente significa ter a capacidade de estragar varias coisas ao mesmo tempo.

Habilidade de planejar atividades da equipe

    Para isso existe a liderança. Com base no conhecimento das atitudes comportamentais da sua equipe procure sempre colocar as pessoas dentro de suas habilidades específicas que com certeza colherá maior envolvimento e resultados realmente de qualidade, além de pessoas motivadas e participante.

Habilidade em solucionar problemas e conflitos

   Problemas existem e tem que ser encarados como desafios e oportunidades de aprender novas formas de solucioná-los, afinal, tudo tem um lado bom, até os problemas. Excluindo-se os problemas técnicos que devem ser resolvidos pela tecnologia, onde existe convivência humana existem conflitos e precisam ser encarados não pela tecnologia, mas pelo entendimento das dificuldades relacionais.

    Sem entender clara e individualmente as atitudes comportamentais dos seus liderados ficam difíceis identificar as causas dos conflitos que muitas vezes estão somente na comunicação entre eles ou na sua orientação quando não repassada de forma clara e simples.

Habilidade de delegar responsabilidades

    Talvez a mais importante das habilidades de um líder. Ninguém consegue resolver tudo sozinho. Delegar significa transferir a responsabilidade de missões a pessoas que normalmente não foram instruídas sobre o todo, portanto suas ações são decisivas para o sucesso.

    Muitas vezes a delegação de responsabilidade implica em transferir a liderança de um subgrupo e alçar o liderado à função de líder que se não estiver preparado poderá ser um fracasso tanto para o projeto como para seu desempenho pessoal.

    Antes de delegar funções de liderança, prepare seu escolhido sobre os desafios e prepare-o para ser líder também, para não ter que aplicar o princípio da incompetência de Peter (comentado no final deste livro) e não perder seu mais novo discípulo.

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