Seja Líder – (8) Comunicação
“O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa.” (Platão)
Nos comunicamos por contexto, ou o que importa é a mensagem, ou o conhecimento?
Leia o texto a seguir e tire suas conclusões:
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.
A programação neurolinguística tem contribuído de forma decisiva no aprimoramento da comunicação humana e é responsável por muitas técnicas que ajudam no desenvolvimento da liderança, quer seja pelos entendimentos dos filtros de percepção, quer pelas formas de comunicação.
Nos comentários anteriores sobre as deficiências da comunicação eficaz, tentamos despertar a atenção para que naturalmente as pessoas se comunicam inconscientemente pela sua forma natural de comunicação, ou seja, auditivos entendem-se perfeitamente bem com auditivos, cinestésicos com cinestésicos, etc.
Imaginem uma conversa entre um cinestésico e um auditivo conversando sobre música, por exemplo, enquanto o auditivo fala das notas, da harmonia e da paz interior que cada som lhe propicia, o cinestésico imagina a variação das velocidades harmônicas dos acordes dos instrumentos e possivelmente realizando uma cena de ação ao som da música, como voar, pilotar um carro ou simplesmente flutuar em águas cristalinas.
Imagine-se agora, você como um profissional de publicidade que vai apresentar um projeto para estas duas pessoas e você não sabe que sua forma de comunicação é Visual. Dá para imaginar qual seria o resultado?
Pronto, agora que você já sabe o porquê daquela sensação de não estar sendo compreendido, não se desespere, existem técnicas que você pode aprender para se tornar um especialista em comunicação, ou pelo menos, se sentir mais integrado e aceito nos grupos que participa.
A primeira fase você já concluiu, que é sair do estágio da Incompetência Inconsciente para a Incompetência consciente, lembra-se disso? Ótimo! Então vamos passar para o próximo estágio e conquistar a competência consciente.
A melhor forma de entender uma pessoa é agir como ela, falar como ela e ver como ela, embora você não seja como ela. Isso pode ser conseguido através da Técnica do espelhamento que consiste em identificar a forma de comunicação do seu interlocutor, o alcance da sua área de conforto e tentar espelhar sua forma de comunicação sem esquecer o mínimo de conhecimento das suas crenças e mitos.
Para identificar a forma de comunicação de uma pessoa parece difícil no início, mas você pode praticar com a utilização de questionários apropriados para esta tarefa e desenvolver sua própria metodologia, o importante é que a pessoa alvo não perceba que está sendo sondada, pois, poderá resultar em conclusões erradas.
Se o ser humano perde a capacidade da audição ou da visão na infância, compromete a utilização dos processos de eliminação, fortalecendo os demais. Através da convivência na sociedade descobrimos a necessidade de integração e os caminhos para a competência consciente estimulando os deficientes a desenvolverem novas habilidades ou aprimorar as restantes.
Para o deficiente auditivo as formas primordiais de comunicação são a cinestésica e a visual e para os deficientes visuais a auditiva e a cinestésica através do tato. Em ambos os casos a natureza humana encontra uma forma de interação quer seja pela combinação de métodos que podem resultar na comunicação escrita ou gestual, como exemplo a linguagem dos sinais (libra), ou através das formas escritas através do tato como é a linguagem Braile.
Durante minha permanência à frente de uma Faculdade da área da saúde na qual tive o privilégio de ser mentor e mantenedor e onde felizmente tínhamos um curso de Psicologia com excelente corpo docente, consegui com meus pares através de um programa de pesquisa desenvolver um questionário de rápida aplicação que foi empregado entre os alunos e nos orientou sobre a forma de comunicação dos mesmos. O modelo encontra-se no último capítulo deste livro e você pode aplicar em você mesmo e verificar o resultado que é impressionante e esclarecedor.
O resultado, embora fosse uma bordagem inicial, nos mostrou enormes possibilidades na nossa metodologia ativa de ensino onde os alunos participavam das aulas através de estudos de casos reais.
Aplicamos o questionário com alunos e professores, e disponibilizamos os resultados para o corpo docente, apresentando a estatística da forma de comunicação de cada turma e de cada alunos com as devidas variações percentuais possibilitando que revisassem suas formas de apresentar estudos de casos, exemplos e trabalhos em grupos.
Imaginem se os grupos de estudos fossem sempre formados por pessoas que se comunicam da mesma forma e os desafios fossem sempre apresentados nas formas de comunicação que cada grupo por turma abrange?
“ Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração. “
(Nelson Mandela)