Crenças – (8) – Referencias Bibliográficas e Filosóficas
Karl Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista.
Erik Homburger Erikson (Frankfurt, 15 de junho de 1902 — Harwich, 12 de maio de 1994) foi um psicanalista responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na Psicologia e um dos teóricos da Psicologia do desenvolvimento.
Irineu Silvio Wilges Ingressou na Ordem dos Frades Menores, no dia 1 de fevereiro de 1956 e no mesmo ano fez o noviciado, em Daltro Filho, onde também cursou filosofia por dois anos. Estudou teologia, de 1959 a 1962, em Divinópolis, Minas Gerais, Cursou doutorado, em teologia dogmática, em Roma. Foi professor de teologia fundamental e revelação; cultura religiosa; orientador religioso no Colégio La Salle, em Canoas, professor na PUCRS nos anos de 1995 e 1996 e professor de teologia e espiritualidade franciscana, no Cairo, Egito.
Rhonda Byrne (Melbourne, 12 de março de 1951) é uma escritora australiana e produtora que se tornou famosa em todo o mundo graças ao seu best-seller The Secret (O segredo, em língua portuguesa). A autora integra-se ao chamado Movimento do Novo Pensamento, e também ao da Nova Era. Um dos princípios deste último é a lei da atração.
Sigmund Schlomo Freud (Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856 – Londres, 23 de setembro de 1939[3]), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise. Também é conhecido por suas teorias do complexo de édipo e da repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, através da escuta do paciente. Freud tinha uma visão biopsicossocial do ser humano. Suas teorias são de grande influência na psicologia atual.
Ludwig Andreas Feuerbach (Landshut, 28 de julho de 1804 — Rechenberg, Nuremberg, 13 de setembro de 1872) foi um filósofo alemão e reconhecido pelo ateísmo humanista e pela influência que o seu pensamento exerce sobre Karl Marx. Em 1828 publica anonimamente o primeiro livro, “Pensamentos sobre Morte e Imortalidade”. Escreve “Abelardo e Heloísa” (1834), “Piere Bayle” (1838) e “Sobre Filosofia e Cristianismo” (1839). Sobre a influencia de Marx, discute a “essência verdadeira ou antropológica da religião”.
Friedrich Engels foi um empresário industrial e teórico revolucionário prussiano, nascido na atual Alemanha, que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo.
Platão – Atenas, 348/347 AC, foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Sua filosofia serviu de origem para o gnosticismo.