Seja Líder – (10) Influencie Comportamentos

   Além de identificar as características da personalidade de cada componente de sua equipe, o líder é o principal responsável pelo comportamento de todos, assim deve buscar sempre melhoria na sua equipe e identificando atitudes reativas e tentar modificá-las.

    Identificam-se atitudes reativas em pessoas que exercem uma forte defesa na estabilidade quer seja no emprego ou função e defende soberbamente o tradicionalismo, ou o conservadorismo. Estas pessoas têm enorme incapacidade de adaptar-se e enfrentar novos desafios.

    O conhecimento humano evolui de forma exponencial a cada dia e a adaptabilidade deve ser buscada a qualquer custo. Cabe ao líder promover e incentivar o impulso para as mudanças, busca de inovação e a o estímulo à capacidade de antecipação às novas situações.

    O Principio da Incompetência de Peter, afirma que em uma hierarquia você tende a subir até encontrar seu nível de incompetência ou insatisfação e em qualquer caso você com certeza será convidado compulsoriamente a procurar outro trabalho, portanto, o líder deve identificar as competências e lembrar que é melhor não promover pessoas sem antes identificar se elas atingiram seu nível de incompetência, pois fatalmente deixarão de atender as expectativas.

    Lembre-se que você é responsável pelas pessoas que você cativa, por isso se o grupo fracassar não ponha a culpa nos outros, não lamente seus erros, mas aprenda com eles e faça com que o grupo também aprenda.

   O princípio de Peter não é infalível, pois supõe que as pessoas não evoluem intelectualmente nem tecnicamente, mas considera o comodismo que atinge a todos os impedindo de buscarem constante crescimento pessoal.

    Uma das maiores tolices que as pessoas cometem é não valorizarem a experiências dos outros e preferirem cometer seus próprios erros. As pessoas mais velhas com certeza cometeram muitos erros e foram aprimorando os acertos com o passar dos anos, portanto antes de cometer os seus próprios erros verifiquem se no seu grupo ou em algum lugar do planeta alguém não cometeu o mesmo erro sob as mesmas condições e aprenda com eles, isso evita desperdício de tempo e muitas tristezas.

    Como líder, faça suas atitudes e as do grupo valerem mais que as palavras ou intenções, planeje todas as etapas das atividades de forma que todos participem e comprem a briga, afinal, só intenção não realiza nada, mas intenção com ação significa realização e resultados.

    Rede social não é vida real nem relação interpessoal, apenas conexão. Não avalie sua importância pela quantidade de curtidas que você recebe ou pelo número de seguidores, isso muitas vezes apenas representa que existem pessoas no mundo mais desocupadas que você e sem atitudes pró-ativas.

    Nossa existência é linear, cujas bases são o passado o presente e o futuro. Infelizmente não podemos mudar o passado nem mudar as escolhas que fizemos, mas podemos aprender com elas para modificar o futuro. Alguém comentou que pessoas brilhantes falam sobre ideias, pessoas comuns falam sobre coisas, e pessoas medíocres falam sobre outras pessoas, portanto quem mente sobre o passado, fantasia o presente e perde a noção do futuro.

    A energia total do universo é constante e igual a zero como prega a lei da termodinâmica? Ou os buracos negros estão aí para questionar o que sabemos até agora e abrir uma nova perspectiva da realidade, afinal, nós humanos não temos a capacidade nem o dom de criar nada, apenas descobrimos as fórmulas matemáticas e químicas que regem o universo e compreendemos um pouco mais interagindo de forma nem sempre positiva.

    No final das contas, no momento da despedida ou da aposentadoria todos devemos nos perguntar: qual a minha Obra? O que realmente fiz de importante para o mundo? O fato de ter vivido fez diferença na vida de alguém? Serei lembrado pelo que? Que tipo de descendentes deixei no mundo? Se, você não gostar das respostas que você mesmo der, ainda é tempo de perguntar: O que ainda posso fazer para mudar isso?

Sonhos são ferramentas para a realização de desejos ocultos que buscam o equilíbrio pela compensação. É o meio de comunicação entre o inconsciente e o consciente.

(Carl Jung)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *