Seja Líder – (11) Um Modelo Experimental
Este modelo comentado em capítulos anteriores apesar de ser uma forma inicial e experimental, mostrou que o método tem grandes chances de ser otimizado e conter perguntas mais elaboradas e que façam cruzamentos das respostas para aferir os desvios, não incluímos o tipo de comunicação olfativo por considerá-lo mais básico.
QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO Marque um ponto para cada resposta SIM e veja quantos pontos você fez em cada série.
CANAL VISUAL A pessoa com predominância do canal VISUAL, é ligada na beleza e estética, em formas e detalhes. Tem uma postura corporal rígida e sua respiração é torácica. Ela fala muito rapidamente porque as imagens se sucedem em sua mente como um filme. Entre o prático e o bonito, a pessoa VISUAL sempre escolherá o bonito. È uma pessoa obcecada por arrumação e ordem e para atender o que lhe dizem, a pessoa VISUAL precisa que “mostrem” o que é. O VISUAL não dá valor às palavras e não reage bem ao toque ao contrário da pessoa Cinestésica. CANAL CINESTÉSICO A pessoa com predominância do canal CINESTÉSICO é, dos 3 tipos, o mais sujeito ao sofrimento. Para esta pessoa todas as experiências são físicas. Esta pessoa prefere conforto à beleza e busca sempre o bem-estar, o prazer e o aconchego. Este tipo de pessoa precisa ser abraçada, tocada, beijada para que se sinta amada. Ela prefere roupas velhas e confortáveis, sapatos que não apertam, nadar, pisar na areia, estar junto da natureza. As pessoas CINESTÉSICAS possuem o tom de voz baixo, ritmo lento e respiração abdominal. Gostam de músicas lentas e baladas e se sentem agredidas quando não são correspondidas em sua necessidade de contato corporal. CANAL AUDITIVO A pessoa com predominância AUDITIVA, não dá grande valor às aparências, mas sim ao bom papo, bom senso e inteligência. São equilibradas e estão sempre prontas a discutir os problemas, pois acreditam na lógica dos argumentos. O tom da voz é médio, a respiração é torácica e abdominal. A memória para os sons são fantásticas. São capazes de lembrar-se de coisas que lhes foram ditas há muitos anos. O barulho, vozes estridentes ou ásperas ferem as pessoas auditivas. Apreciam músicas com letras bem elaboradas, que passam uma mensagem consistente. Para ter certeza de alguma coisa, o auditivo precisa ouvir, do contrário, não acreditará. |
Modelo de questionário
Guia para extração dos resultados positivos (SIM)
Resultado do questionário modelo apresentado
Considerando que as somas das respostas positivas é igual a 16 os percentuais em relação ao numero de respostas positivas seria:
- Visual – 43,75%
- Auditivo – 31,25%
- Cinestésico – 25%
Considerando que todos se comunicam de todas as formas no caso apresentado a predominância do entrevistado indica para a comunicação visual e secundária auditiva.
Em casos de respostas com percentuais iguais ou muito próximas indicam pessoas que se comunicam naturalmente de todas as formas e geralmente são percebidas pelos grupos como carismáticas, pois se comunicam com todos de forma natural.