Seja Líder – (1) Apresentação

Apresentação

     Convalescendo em uma UTI, após uma cirurgia de grande porte, me vi na situação que todos vivenciam neste momento, o que fiz da minha vida?
Após mais de 40 anos de trabalho duro, muitas abnegações e desistências de coisas prazerosas em prol do trabalho, veio a fatídica pergunta, o que deixei de fazer durante minha vida e que deveria ter feito que valesse a pena? Em relação ao trabalho, os acertos foram maiores que os erros e não tenho o que reclamar, mas em relação à minha vida pessoal, o que faltava que merecesse um desafio?

    Naqueles dois dias dolorosos, fiz uma revisão meticulosa e decidi eleger 25 coisas que faria antes da minha aposentadoria final, um pouco mais que Hércules, mas tinha que ser longa pois com 64 anos ainda dá para realizar centenas de coisas.

    A escolha seria cuidadosa, pois algumas tarefas são impossíveis de realizar, como ir à lua e outras caras demais como construir um carro de autocross.

    A primeira tarefa veio à minha mente imediatamente e decidi que a partir daquele dia eu não trabalharia mais! Isso mesmo!

    Até esta decisão, percebi que meu foco no trabalho e nos resultados era exagerado, intenso e muitas vezes doloroso, pois levava tudo muito a sério e não media esforços para conseguir os realiza-los, embora sempre dentro da ética profissional. Essa dedicação cobrava seu preço em oportunidades perdidas com a família e amigos e principalmente com a saúde.

   A partir desta decisão, minhas horas trabalhadas não diminuíram, às vezes até aumentaram, mas agora eu trabalhava por prazer de forma participativa e alegre e não deixava nada me tirar do sério, se não deu para resolver hoje resolvo melhor amanhã.

    Aprendi também que todos merecem uma segunda chance, pois errar é uma forma de aprendizado. Aprendi que todos tem um lado bom e o segredo é tirar o melhor de cada um e fazer com que ele saiba disso.

    A segunda tarefa foi escrever um livro que fosse útil para alguém e só precisava decidir se sobre crenças ou sobre liderança, e este que está em suas mãos, mostra quem ganhou, afinal, falar sobre crenças é um assunto bastante delicado e complexo, principalmente depois de pesquisar 16 religiões e perceber que precisava de mais tempo para entendê-las, talvez o resto da minha vida.

Espero que este livro seja útil para você pois só assim posso considerar esta tarefa completada.

Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *